top of page

VII - O Inferno - As penas



1 – Pena do Sentido


O inferno é o lugar de todos os tormentos: Locus tormentorum (Lc 16,28). É uma prisão onde há fogo aceso; e o sopro de Deus, como torrentes de enxofre, a incendeia, para punir os pecadores: Flatus Domini sicut torrens sulphuris succedens eam (Is 30,33). O fogo: vemo-lo sempre, sabemos como é, como esguicha, arde, chia, inflama, destrói, como funde os metais... Quem não tem visto os fornos? E nos incêndios, e nas erupções dos vulcões que ruínas não causa?


Mas o fogo do inferno é bem mais terrível. Comparado com ele, o nosso se pode dizer fogo pintado, como o afirmaram S. Agostinho e S. Gregório Magno. Aquele fogo é aceso pela ira de Deus (Dt 32,22). Imaginai com a vossa fantasia o vasto terrível incêndio que lá se enfurece; a procela de chamas que envolve os condenados, e que lhes penetra nas vísceras, nas veias, no cérebro!...


O touro de Perilo – Fálaris, tirano de Agrigento (+ 549 a.C.) sentia cruel prazer ao atormentar seus súditos rebeldes. Um dia condenou ao artífice Perilo que lhe fizesse um novo engenho de suplício; e Perilo construiu um touro de bronze com a barriga oca. Dentro desse engenho devia-se pôr o homem a atormentar, acendendo por baixo dele o fogo. Que suplício terrível! Morrer lentamente dentro de um bronze abrasado!


Quando ficou pronto o engenho, o tirano, para o experimentar, pôs dentro dele o próprio Perilo. O mísero artífice soltava gemidos e gritos lancinantes que, ressoando naquele bronze, pareciam mugidos de um touro.


Um martírio semelhante foi sofrido por S. Estáquio, general romano, sob o imperador Adriano (século II). Mas esses e outros tormentos, que inventavam os tiranos, mesmo reunidos, não são nada comparados ao fogo do inferno.


2 – A pena correspondente aos pecados


Mas no inferno não há só o fogo. Diz S. Jerônimo que nesse fogo mesmo todos os condenados sentirão todos os tormentos. E este quem o pode imaginar? E como o homem em vida peca por meio dos sentidos, no inferno terá a pena correspondente aos pecados cometidos, como está dito na Escritura: “Pelas mesmas coisas com as quais alguém peca, é ele atormentado: Per quae peccat quis, per haec et torquetur” (Sab 11,17).


Os cabelos de serpentes – Santa Francisca Romana teve uma vez esta visão: certas mulheres que haviam morrido, e em vida tinham sido muito vãs e sempre inclinadas a ajeitar os cabelos, olvidando a alma, lhe apareceram num lugar de castigo e com os cabelos transformados em serpentes que mordiam continuamente o rosto daquelas desgraçadas. Eis o castigo correspondente aos pecados.


***


Todos cinco sentidos dos condenados terão seu tormento no inferno.


a) A vista – Ali, trevas pavorosas, interrompidas só pelos relâmpagos, por fulgurações sinistras que deixarão ver as caras horríveis dos demônios e dos condenados, as bocas deformadas, os olhos revirados.


Santa Catarina e a vista de um demônio – Santa Catarina de Sena, num êxtase, viu o demônio. A essa vista soltou um grito de pavor e desmaiou. Quando despertou, disse que, a ver outra vez um demônio, preferia caminhar de pés descalços sobre brasas até o dia do Juízo.


b) O ouvido – Lá se ouvirá choro e ranger de dentes (Mt 13,50); lamentos que dilaceram, acenos de ira, horríveis blasfêmias, execrandas maldições contra Deus e Jesus Redentor. Os cânticos de um condenado – Conta Mendoza que Deus fez por um momento a um servo seu ver as penas de um condenado apenas caído no inferno. Os demônios deitaram-no num leito de chamas, fizeram-no engolir enxofre fervente e lhe disseram: “Agora canta!”. E o infeliz começou assim: “Maldita hora em que nasci! Malditos os meus pais!... os companheiros que me seduziram! Os prazeres que me arruinaram!”. Depois começou a maldizer o Pai Eterno, o Divino Filho, o Espírito Santo... Eis que cânticos e músicas ouvir-se-ão naquela horrenda prisão! (Frassinetti).


***


Ó crianças que ouvis certas conversas... pensai nisso! Vós que agora não podeis suportar o choro de um menino, o latido de um cão!...


c) O olfato – Que ar fedorento e pestífero entre os corpos dos condenados, amontoados! Isaías diz: “Sairá o fedor de seus cadáveres” (Is 34,3). S. Boaventura chegou a dizer que se um corpo de condenado fosse trazido do inferno e posto nesta terra chegaria para infeccioná-la toda.


d) O paladar – Esse sentido será atormentado por fome canina e sede furiosa. “Os condenados padecerão uma fome de cães” (Sl 58,6); e comerão coisas nojentas: “Seu vinho e fel de dragões e veneno incurável de áspides” (Dt 32,33).


e) O tato – Nesse fogo torturante há espadas que cortam, fúrias que dilaceram, serpentes que mordem, demônios que flagelam. Todas as dores, todas as dilacerações cairão sobre o condenado: Omnis dolor super eum (Jó 20,22).


3 – Pena do Dano


Está dito tudo do inferno? Não! Há outros tormentos, e maiores. Mas quais? Não os compreendemos nem enquanto estamos vivos; mas o condenado os sente. Ei-los:


a) A perda de Deus, e por ser Deus maldito e por ele separado (Mt 25,41). “Essa pena é pior que mil infernos”, diz S. João Crisóstomo. Se Deus se mostrasse aos condenados, eles ficariam felizes em seus tormentos.


b) A perda do Paraíso – Essa ideia o condenado tê-la-á sempre fixa na mente: Era a minha pátria! Imaginará a torrente de felicidade entre os Anjos e os Santos... e dirá: Perdi uma felicidade tão grande!


c) Por tão pouco! – Que remorso haverá sempre para o condenado este pensamento: Estou no inferno por tão pouco! Não por cem anos de delícias, mas por um capricho... um ímpeto de vingança... prezares de um momento... pensamentos e desejos que nem foram satisfeitos... por um pecado sonegado em confissão!


d) Custava pouco salvar-se – Outro pensamento de remorso para o condenado. Dirá ele: “Deus fez-se homem por mim. Com pouco podia eu salvar-me: Bastava-me o temor de Deus... Era tão fácil praticar o bem! Mesmo caído em pecado... eu podia ressurgir e salvar-me! Não me faltavam os meios, as graças, o tempo. A culpa é toda minha: fui condenado justamente porque quis!” Mas será arrependimento inútil: por isso, oh! Que raiva! Que desespero!


(Extraído do livro A Palavra de Deus em Exemplos, G. Montarino,

Do original La Parole di Dio per la Via d’Esempi)

Posts récents

Voir tout

L’invisible et silencieuse persécution

Par Son Excellence Mgr Thomas d'Aquin O.S.B. 9 mars 2024 + PAX L’invisible et silencieuse persécution Corção, dans son livre Le Siècle de l’enfer (page 402), dans le chapitre intitulé « Le désastre fr

MONSEIGNEUR DE CASTRO MAYER

Par Son Excellence Mgr Thomas d’Aquin O.S.B. Que dirait Mgr de Castro Mayer de la situation actuelle de la Tradition ? Que dirait-il des velléités ou volontés d’accord qu’on a vues pendant les années

*Les articles publiés par des tiers ne reflètent pas nécessairement l'opinion du Monastère de Santa Cruz et leur publication a uniquement un but informatif.

La reproduction totale ou partielle des textes, photos, illustrations ou tout autre contenu de ce site par quelque procédé que ce soit est interdite sans l'autorisation préalable de son auteur/créateur ou administrateur, conformément à la LOI n° 9 610 du 19 février 1998.

bottom of page